Você já ouviu falar em “Matopiba”? Essa região, que abrange partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vem se destacando cada vez mais no cenário do agronegócio brasileiro.
Com um crescimento acelerado e terras com alto potencial de valização, o Matopiba tem atraído grandes empresas e investidores do setor agrícola, como a SLC Agrícola, que enxergam nas terras da região um grande potencial de expansão e valorização.
Por que investir Comprar ou Arrendar Fazendas no Matopiba?
O aumento da produtividade do agronegócio brasileiro fortalece não apenas a balança comercial do país, mas também valoriza as terras em regiões com alto crescimento. Hoje, o Matopiba representa cerca de 11% da produção nacional de grãos e fibras, com foco em culturas como soja, milho e algodão. Essas commodities impulsionaram o valor das propriedades na região, permitindo à SLC Agrícola atravessar de forma mais equilibrada desafios como quebras de safra.
Segundo Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola, (em evento do Santander, no dia 28 de Agosto deste ano, 2024), “as terras produtivas do Matopiba deverão valer entre 20 mil e 25 mil dólares por hectare, preços semelhantes ao das áreas mais produtivas do país. Hoje, essas terras valem entre 8 e 10 mil dólares por hectare”, indicando ainda uma ampla margem para valorização e retorno ao investidor.
A infraestrutura e o impacto nos custos logísticos no Matopiba
O otimismo sobre o futuro do Matopiba está também relacionado aos avanços na infraestrutura local. Com investimentos contínuos em rodovias e ferrovias, espera-se que o custo do frete da região se reduza ao longo dos anos, aproximando-se do praticado em outras regiões agrícolas. “A tendência é reduzir esse preço com os ganhos em infraestrutura ao longo dos anos, o que vai se transferir para o valor imobiliário”, afirma Pavinato.
Tecnologia e inovação na produção agrícola
A Bahia, estado integrante do Matopiba, vem ganhando destaque ao estabelecer parcerias com centros de pesquisa internacionais, como a Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, para melhorar a produtividade das terras. Essa colaboração tem introduzido técnicas de irrigação que tornam a produção agrícola local ainda mais eficiente.
“O Matopiba era uma das poucas regiões que não faziam duas safras e agora está fazendo”, destaca Pavinato, revelando o impacto das inovações na valorização fundiária da área.
Leia Mais
>> A Região do Matopiba conta com 13 municípios entre os 100 mais ricos do Agronegócio Brasileiro
>> Maior segurança jurídica aos produtores rurais: tese de “identidade ecológica” é derrubada no STF
Aproveite o momento e invista no Matopiba
O Matopiba é uma região com amplo potencial de valorização e grandes oportunidades no agronegócio brasileiro. Na Matopiba Fazendas, conectamos você a propriedades com excelente potencial de crescimento e valorização imobiliária.